terça-feira, 11 de maio de 2010

Conceito de hipertexto

Conceito de hipertexto: Como o próprio nome diz, é algo que está numa posição superior à do texto, que vai além dele. Dentro do hipertexto, existem vários links, que permitem tecer o caminho para outras janelas, conectando algumas expressões com novos textos, fazendo com que estes se distanciem da linearidade da página e se pareçam mais com uma rede. Na internet, cada homepage é um hipertexto - clicando em certas palavras vamos para novos trechos, novas páginas, e vamos construindo, nós mesmos, uma espécie de texto.
Impressões sobre experiências de navegação A experiência de navegarna internet é muito prazerosa e envolvente, quando estamos livres para aprender e para descobrir o que nos interessa, nos envolvemos totalmente na atividade, não vemos o tempo passar, esquecemos de tudo e mergulhamos neste imenso oceano de informações e conhecimentos.
Navegar em hipertextos implica na aquisição de uma nova competência para encontrar e selecionar informações. É algo novo que exige compreensão, mudanças e novas aprendizagens. Gostei muito de navegar no hipertexto, pois aprendi a teoria de uma forma prática. Observei ainda que o hipertexto seja um texto dinâmico, veloz, acessível, interativo e acessível na rede, que nos permite navegar por vários caminhos e por idéias de outros autores, no mesmo texto.
A velocidade e a competência que nossos alunos demonstram ao navegar na rede nos assustam, e nos causam admiração e curiosidade.Esta realidade, com a qual convivemos no nosso dia-a-dia, traz para a escola exigências de novos

domingo, 9 de maio de 2010

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Paula Fernandes Quando a chuva passar

http://www.youtube.com/watch?v=k4DsfcJ45Xg

terça-feira, 4 de maio de 2010

Gifs e Recados para Orkut Gratis !
Boas Vindas - Recados e imagens - GifsRecados.com.br

Cuide bem da natureza

Hoje acordei cedo, contemplei mais uma vez a natureza.
A chuva fina chegava de mansinho.
O encanto e aroma matinal traziam um ar de reflexão.
Enquanto isso, o meio ambiente pedia socorro.
Era o homem construindo e destruindo a sua casa.
Poluição, fome e desperdício deixam o mundo frágil e degradado.
Dias mais quentes aquecem o “planeta água”.
Tenha um instante com a paz e a harmonia.
Reflita e preserve para uma consciência coletiva.
Ainda há tempo, cuide bem da natureza.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

A perspectiva de Jean Piaget

"Segundo Piaget, a criança pré-escolar encontra-se em uma fase de transição fundamental entre a ação e a operação, ou seja, entre aquilo que separa a criança do adulto. Além disso, é uma fase de preparação para o período seguinte (operatório concreto)."

"Enquanto fase de transição, o que caracteriza o período pré-escolar? Trata-se de um período com características bem demarcadas no processo de desenvolvimento e que Piaget chamou de pré-operatório. Este período localiza-se entre o sensório-motor e o operatório concreto."

"As considerações que fizemos acima são de natureza psicológica, ou seja, descrevem o desenvolvimento da criança no período pré-operatório. O professor precisa mais do que isso: quer saber o que fazer com estas informações, como derivar delas uma prática pedagógica. Supomos que esta é uma primeira decorrência: a teoria de Piaget tem um valor de compreensão do processo de desenvolvimento da criança, ou seja, pode instrumentalizar o professor a fundamentar sua prática e compreender a importância dela no cotidiano da sala de aula."
Publicação: Série Idéias n. 2. São Paulo: FDE, 1994.
Páginas: 47-51